FIEMT e UFMT buscam soluções para elaboração do PERS
O PERS-MT vem realizando reuniões com a FIEMT (Federação das Indústrias de Mato Grosso) para fazer uma prospecção dos dados do setor industrial. O objetivo é incluir as lideranças industriais no processo e fazer um levantamento da destinação dos resíduos e rejeitos do setor. Até agora os encontros foram para a apresentação do projeto do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso, visando ao conhecimento da dinâmica do banco de dados da Fiemt e para expor o tipo de dados possíveis de coleta junto às indústrias.
Além dessas questões pontuais, o projeto também encaminhou minuta de adesão à Fiemt para que as lideranças industriais contribuam para a incorporação da instituição no processo. As visitas estão sendo feitas pelo coordenador geral do Plano, professor Paulo Modesto Filho, e pela coordenadora técnica Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, membros da equipe e, ainda pela gestora Publica Giselle Belém M Lima, Chefe da Unidade de Programas e Projetos Estratégicos da SEMA.
Em suas reuniões, os coordenadores também estão definindo uma data, em outubro, para a realização de uma reunião com ampla participação do setor. Os empresários foram convidados para uma webinar no dia 24 de setembro com o Sindirecicle (Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso) e com as empresas responsáveis pela reciclagem dos resíduos em Mato Grosso.
O Plano de Destinação dos Resíduos Sólidos está sendo elaborado pela UFMT em parceria com a SEMA, com recursos do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, com a participação da Caixa, repassadora dos recursos de R$ 1.881.444,54, investidos na elaboração dos trabalhos.