Secretário de Matupá discute destinação de resíduos com PERS
O secretário de Meio Ambiente de Matupá, Antônio Pereira de Figueiredo Netto, reuniu-se com integrantes do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) e aproveitou para preencher o formulário do PERS com dados referentes ao município. Antônio, que é engenheiro sanitarista, encontrou-se com o engenheiro Viktor Antal Stringhini, quando repassou as primeiras informações sobre o município de Matupá.
Apesar de estar começando o trabalho de destinação de resíduos sólidos, Matupá já coloca em prática o Plano Municipal, com a disponibilização de um ponto para receber resíduos vegetais e da construção civil, e espera a renovação da licença. Para funcionar o aterro sanitário do município, a ideia é investir na reciclagem, propósito que já vem sendo realizado com a aplicação da logística reversa de pneus, cuja coleta é feita pela Reciclanip.
Essa empresa atua em consórcio com os principais fabricantes de pneus, que são utilizados para coprocessamento (queima em altos-fornos), laminação (para elaborar utensílios de borracha) e até para agregar ao asfalto após triturado. No entanto, Antônio manifestou o desejo do próprio município cuidar dos seus pneus.
Outra atividade desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente é a fiscalização do licenciamento de funcionamento (já foram fechados sete garimpos que operavam irregularmente no município). O rejeito do cascalho do garimpo (a maioria funciona com peneiras) é usado para a coleta de pedras de jardim – que são comercializadas em Peixoto de Azevedo. “O que nós precisamos agora é sensibilizar a população para a destinação correta dos resíduos”, disse o engenheiro. Ele relatou que já fazia esse trabalho divulgando a coleta, mas foi interrompido pela pandemia. “Precisamos investir na Educação Ambiental”, declarou.