Bombeiros e Ibama fazem parceria para auxiliar o PERS
Uma reunião entre Corpo de Bombeiros, Ibama e o PERS (Plano Estadual de Resíduos Sólidos) começou a garantir a alta qualidade na abordagem dos resíduos de Mato de Grosso. Os coordenadores do projeto conseguiram o engajamento das duas instituições para que Mato Grosso possa ter acesso às informações que hoje são dispersas e segmentadas. A ideia é aglutinar os dados para que sirvam de uma referência mais precisa na definição do panorama do resíduos sólidos de Mato Grosso.
A reunião envolveu os coordenadores (geral e técnico do projeto), respectivamente os professores Paulo Modesto Filho e Eliana Rondon que junto com a consultora Solange Fátima de Oliveira Cruz e o engenheiro Viktor Antal Stringhini apresentaram o PERS ao tenente coronel Dércio Santos e Cesar Soares do (Núcleo de Emergências Ambientais do Ibama) e definiram a possibilidade de uma parceria.
“Tanto os Bombeiros quanto o Ibama estão na linha de frente de ações que envolvem resíduos, desde a simples queima do lixo urbano até os rejeitos de garimpo, tráfego de cargas perigosas e acidentes envolvendo possíveis danos ao meio ambiente”, explicou a geógrafa Solange, consultora do projeto. Para ela a parceria com estas instituições é fundamental para a qualidade do PERS.
Essa parceria foi acordada com o tenente coronel dos Bombeiro colocou à disposição do projeto a intenção envolver as 23 unidades operacionais, a Diretoria de Ensino e Pesquisa Adjunto Operacional da instituição. a do o Batalhão de emergência, do Corpo de Bombeiros. Todas sob a responsabilidade de Dércio Santos Diretor Adjunto Operacional dos Bombeiros. É ele quem detém as informações como um todo
Por sua vez o Ibama, através do Núcleo de Atendimento e Prevenção a Emergências Ambientais que cuida principalmente das ocorrência com resíduos perigosos e registra as rotas dos produtos (rodo e ferroviária) e comprometeu-se, por meio de Cesar Soares, que coordena o Núcleo a fornecer os dados que dispõe para a visibilidade da situação no estado. As duas instituições vão colaborar fornecendo os dados que registram no cotidiano.