Encontro agrega ambientalistas no acompanhamento do PERS

Encontro agrega ambientalistas no acompanhamento do PERS

Uma reunião entre representantes da equipe que elabora o PERS (Plano Estadual de Resíduos Sólidos) serviu para apresentar o projeto de mobilização social do Plano, em gestação, para a formação de um grupo de trabalho constituído por representantes de várias instituições ligadas à Educação Ambiental.  A intenção: estabelecer organismo interinstitucional para acompanhamento permanente dos trabalhos na questão de educação ambiental. O PERS vem sendo elaborado por meio de parceria entre a Fundação Uniselva (UFMT) e a Sema, com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Após as discussões definiu-se um grupo de trabalho que passará a acompanhar as ações e analisará as propostas de mobilização e controle social. O GT já vem participando da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Fórum Lixo e Cidadania, e irá acompanhar a gestão de resíduos sólidos.

Nesta primeira reunião foram repassadas ao Grupo de Trabalho as bases legais que norteiam a destinação dos resíduos sólidos e que deverão estar contidas no PERS. Integrantes desse grupo vão continuar as discussões periodicamente e definir propostas de educação ambiental, além de apresentarem sugestões de mobilização e controle social para ações no Estado de Mato Grosso.

O encontro foi coordenado pela consultora do PERS Solange Cruz, que garantiu que a participação do Grupo e o conhecimento do Plano serão fatores de transparência na elaboração do projeto. O grupo de trabalho poderá contribuir para os projetos de mobilização social, por meio da educação formal (via Secretaria de Educação) e pela informal (por meio da Superintendência de Educação Ambiental da Sema – Secretaria de Meio Ambiente).

Além de Solange Cruz, que representou a UFMT, participaram das discussões a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cézar, Lúcia Kawahara (Sema), Alessandra Tavares Morini (Unemat), Nathacha de Carvalho Luiz (AMM – Associação Mato-grossense dos Municípios), e a Fundação Ecológica Cristalino – FEC (Consema).