Grupo do PERS se organiza por meio de Webinar
UMFT tem parceria com SEMA para fazer Plano de Resíduos Sólidos em MT
O grupo de professores, técnicos e bolsistas responsável pela elaboração do PERS (Plano Estadual de Resíduos Sólidos) fez a primeira reunião para definir as ações para a sua elaboração. As informações foram passadas pela consultora Ciliane Carla Saller de Almeida. O Plano de Governança é uma ação visando dar transparência a todos os componentes do Grupo sobre os processos complexos exigidos para sua elaboração.
O Plano de Resíduos vem sendo planejado há pouco menos de um ano e já é realizado a partir do mês de agosto. Apresentado à sociedade no dia 12 de agosto (por meio de webinar), em sua conclusão vem atender à legislação do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, com um panorama regional (estadual) para que o Estado possa ter acesso aos investimentos federais no setor.
Quando se fala em resíduos, o que mais se destaca são os resíduos urbanos (lixo), mas o coordenador do projeto, o professor Paulo Modesto Filho, faz questão de esclarecer que os resíduos precisam ser abordados em toda a sua complexidade, desde o resíduo industrial, passando pelos da mineração e até daquele que vai compor um passivo ambiental e o agrossilvopastoril.
“Estamos procurando soluções para resolver sérios problemas que temos”, explicou o professor. “E com uma visão da realidade, fornecer subsídios para o planejamento e o encontro de soluções que vão nos tornar uma sociedade melhor”, concluiu.
O plano será elaborado a partir das cinco regiões que têm influência nos 141 municípios, tomando como base as Regiões Intermediarias de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop: seus principais objetivos são a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada dos rejeitos; responsabilidade compartilhada; logística reversa; e eliminação de lixões, além do incentivo à criação de cooperativas e associações de catadores de resíduos.
Ao abrir o primeiro evento global do PERS, a coordenadora técnica do projeto, professora Eliana Rondon, esclareceu que definir um Plano de Governança é “definir quem faz o que no contexto de sua elaboração”. Isto para que “cada um dê o melhor de si e se sinta bem com isso”. A elaboração do plano é do governo do Estado, por meio de um convênio entre a SEMA e a UFMT, através da Fundação Uniselva.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LKWMzLsOBt0&feature=youtu.be