PERS apresenta propostas para destinação de resíduos em 141 municípios de MT
Mato Grosso se prepara para uma profunda discussão sobre a destinação dos resíduos sólidos no Estado. O evento, além de marcar as atividades da Semana do Meio Ambiente (primeira semana de junho), servirá para aprimoramento do PERS (Plano Estadual de Resíduos Sólidos) que vem sendo elaborado há mais de um ano pela UFMT em parceria com a Sema. A equipe que elabora o Plano marcou reuniões nas cinco regiões intermediárias definidas pelo IBGE (Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis), abrangendo os 141 municípios.
O PERS se prepara para propor soluções que, além de organizar o setor em Mato Grosso, atuem em direção a correta destinação dos resíduos. Tal processo leva em conta a atuação de catadores de recicláveis que podem se beneficiar pelo trabalho que realizam, recebendo um bônus em dinheiro pela execução no sistema de logística reversa. O modelo estudado pela equipe executora do plano se baseia em atuações e leis já praticadas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina dentre outros em franca evolução no processo de destinação dos resíduos.
Esta será mais uma rodada de reuniões com a sociedade para debate do PERS, além dos encontros realizados nos segmentos específicos. A sociedade já tomou conhecimento do Panorama dos Resíduos Sólidos – elaborado pela equipe da UFMT/Sema – que aponta para uma proposta macro envolvendo por completo todos os segmentos de Mato Grosso numa ampla política ambiental.
As propostas serão debatidas na Semana do Meio Ambiente, quando todas as atenções estarão voltadas para as discussões envolvendo a preservação dos ecossistemas. A equipe da UFMT que em parceria com a Sema elabora o Plano Nacional de Resíduos Sólidos apresentará o trabalho para debate com a população e lideranças de todos os setores sociais visando aprimoramento do PERS. Para o dia 31 de maio, apresentação das propostas para 30 municípios da região de Cuiabá; no dia 01 de junho, para 42 municípios da região de Sinop; no dia 2 de junho, para 30 municípios da região de Barra do Garças; dia 8 de junho, para 18 municípios da região de Rondonópolis, e para 21 municípios da região de Cáceres, no dia 9 de junho.