Plano de Resíduos Sólidos é tema da Semana Lixo Zero em VG

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) é um dos temas de discussão da Semana do Lixo Zero de Várzea Grande. O projeto, apresentado pela coordenadora técnica, professora doutora Eliana Rondon de Lima, foi tema da 3ª Webinar da Semana Lixo Zero (dia 28 de outubro) que é realizada de 23 de outubro a 1 de novembro e transmitida pelo YouTube. O PERS vem sendo elaborado pela UFMT em parceria com a Sema. Além da apresentação da coordenadora, o evento contou com a mediação da embaixadora do Lixo Zero, Kamila Barros, e da presidente do Rotary Clube (Clube 4450), Rosa Morceli.

A Semana Lixo Zero é a maior mobilização ambiental realizada neste mês em Várzea Grande e tem como objetivo envolver as pessoas para refletir sobre nossos hábitos de consumo visando uma mudança de comportamento para o aproveitamento dos resíduos gerados pela sociedade. Durante a semana que tem como tema “lixo zero inspira a minha cidade a…”, os organizadores pretendem combater os “desequilíbrios ecológicos, por conta da intervenção humana na natureza. O convite é feito para a comunidade refletir, informar, praticar, divulgar e engajar a sociedade de forma geral a participar da semana e criar novos hábitos para um novo mundo, um novo normal”.

Durante a semana, foram programadas 32 ações em Várzea Grande, com participação de estudantes da cidade. No dia 27, 13 escolas coletaram óleo usado na cozinha. As ações programadas envolvem temas como: Escola Lixo Zero, Reciclagem e a Geração de Oportunidades; Tecnologias para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Cidades Lixo Zero; Temática Sustentável na Cultura; Escolas Lixo Zero; Logística Reversa, Cidades Sustentáveis, Consumo Consciente; Redução, Reutilização, Reciclagem e Compostagem; Ações para a sensibilização social e valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas locais voltadas para o meio ambiente.

Escolas que estão recebendo, nesta semana, o óleo de cozinha usado:

Emeb Deputado Ary Leite de Campos – Rua H, Qd 14, Parque das Mangabeiras; Emeb Irenice Godoy de Campos – Rua Camarões, Jd. Imperial; Emeb Maria de Lourdes Toledo Areias – Av. Principal, Praia Grande; Emeb Mamed Untar – Rua Marfim, Jd. Alá; Emeb Júlio Domingos de Campos – Rua Luís Pedro de Lima, 970, Capão Grande; Emeb Juvenília Monteiro – Rua Principal, Engordador; Emeb Eliza Maria da Silva – Avenida Chile, Cohab Cabo Michel; Emeb Vereador Zeno – Rua Antídio Manoel da Silva, Distrito Pai André; Emeb Rita Auxiliadora de Campos Cunha – Avenida Venezuela, Mapim; Emeb Apolônio Frutuoso da Silva – Avenida Valter Fontana, Construmat; Emeb Honorato Pedroso de Barros – Avenida Filinto Müller, Água Vermelha; Emeb Salvelina Ferreira da Silva – Avenida São Sebastião, Maringá III.

Confira a programação completa por meio das plataformas do Instagram e Facebook  (www.instagram.com/lixozerovarzeagrande  e www.facebook.com/lixozerovarzeagrande).