Reunião define estratégia para coleta de dados
Uma reunião ampliada do PERS (Plano Estadual de Resíduos Sólidos) com a SEMA marcou o início das discussões para a elaboração do PERS em Mato Grosso. A reunião, que teve a presença do coordenador do plano, o professor Paulo Modesto Filho, serviu para definir a estratégia de levantamento de dados do setor em Mato Grosso. Foi o primeiro contato de trabalho com a SEMA e também reuniu representantes do órgão estadual e engenheiros e estudantes bolsistas do projeto.
Acompanharam os trabalhos, pelo lado da SEMA, Valmi Simão (Superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços – SUIMIS), Sheila Klener Jorge de Sousa, Maria Cristina Ramos, Fernando Pires de Almeida, Marizete Caovilla (coordenadores), Alexandra Silvino (gerente).
As discussões tiveram a participação da Equipe Técnica da UFMT formada pelos docentes: Paulo Modesto Filho, Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, José Álvaro da Silva; pelos engenheiros sanitaristas: Luciana Nascimento da Silva, Gabriel Figueiredo de Moraes, Viktor Antal Stringhni, Josita Correto Priante; pela consultora Solange Fátima de Oliveira Cruz, e pelos discentes-UFMT-bolsistas: Analice Navarro Tonelli, Isabelle Clara Silva Rondon, Izabelly Aguiar Palmeiras Bulhões, Ronaldo Barbosa Andrade, Thamyris Sgarbi Silva, Oátomo Augusto Martinho Modesto, Jonathan L. de Souza Santos e Luiz Fernando Avanci.
O PERS será lançado no dia 12, às 9h, com webinar que contará com a participação da secretária de Estado do Meio Ambiente Mauren Lazzaretti, o coordenador geral do plano (UFMT) e a coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Heliana Tavares de Campos (ABES-DF). A webinar pode ser acessada pelo link https://youtu.be/7K09fg2JXIE.
O Plano de Resíduos Sólidos (PERS) deverá nortear as políticas de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso de acordo com Lei Federal nº 12.305/2010 e seu Decreto Regulamentador e as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).