Web conferência marca início do PERS em Mato Grosso
Uma reunião por webconferência colocou na “mesma sala” as pessoas que vão elaborar o PERS (Plano Estadual de Resíduos Sólidos) a partir do mês de agosto. O plano, que irá fornecer um panorama do setor para o Mato Grosso, também irá reunir subsídios para a elaboração de um diagnóstico do destino dos resíduos no Estado.
A elaboração do PERS está acontecendo desde meados do ano passado com sua elaboração pela UFMT, via Fundação Uniselva, e contará com a parceria da SEMA. Além de professores da Engenharia, engenheiros, a equipe contará com profissionais de Ciências Humanas e Sociais e alunos como estagiários. Técnicos da Sema também farão parte da equipe. A partir de agosto, o plano começa a ser posto em prática e vai resgatar e incluir todas as informações disponíveis no banco de dados da SEMA, que tem amplitude estadual, contemplando os empreendimentos sujeitos a licenciamento ambiental.
Apesar da pandemia do coronavírus, os técnicos do PERS já preparam a forma de alcançar os cinco municípios que formam as principais regiões do Estado com conferências, grupos de trabalho, comitês, conselhos e outros, que possibilitem a expressão e debate de opiniões individuais ou coletivas. Esses eventos, por sua vez, irão ocorrer de forma presencial em 15 municípios, com expectativa de alcançar uma população de cerca de 2 milhões de pessoas.